cOMISÃO PRÓPRIA
DE AVALIAÇÃO (CPA)
FIQUE POR DENTRO
NOSSA CPA
A [Lei nº 10.861/2004] instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) para avaliar as seguintes dimensões:
- a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
- a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
- a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
- a comunicação com a sociedade;
- as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
- organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
- infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
- planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
- políticas de atendimento aos estudantes;
- sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
INSTRUMENTOS DO SINAES
CARACTERÍSTICAS DA CPA
COLEGIADO
Formado por representantes de todos os segmentos da Comunidade Acadêmica: Corpo Docente, Corpo Discente, Corpo Administrativo e Sociedade
AUTONOMIA
Possui atuação autônoma, realizando seu trabalho de maneira imparcial.
FUNÇÃO CONSULTIVA
Tem por objetivo realizar uma autoavaliação da IES e elaborar relatórios dos resultados para a tomada de decisão.
PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PLANEJAMENTO
Definição da Metodologia de Pesquisa, Definição de Cronograma, Atualização dos Instrumentos de Coleta de Dados e Configuração Tecnológica dos Instrumentos;
EXECUÇÃO
Divulgação, Aplicação E Tabulação;
RESULTADOS
Elaboração de Relatórios Gerenciais, Elaboração de Propostas de Melhoria e Feedback para a Comunidade Acadêmica;
RELATÓRIO EMEC
Elaboração e Envio no eMEC